Alan Moore volta a críticar os filmes de super-heróis: “Estragaram o cinema e a cultura”

Quem conhece Alan Moore, criador de histórias icônicas como Watchmen, A Piada Mortal, V de Vingança e diversas outras, sabe que ele tem uma aversão gigantesca ao Universo de Super Heróis atualmente, principalmente em relação aos filmes que são tão populares hoje em dia.

Em entrevista ao Deadline, o autor voltou a criticar esse tipo de filme, alegando que eles são uma maneira grotesca de escapar da realidade.

“Eu não vi um filme de super-herói desde o primeiro Batman de Tim Burton. Eles arruinaram o cinema e também a cultura até certo ponto. Há vários anos, eu disse que achava um sinal realmente preocupante centenas de milhares de adultos fazendo fila para ver personagens que foram criados há 50 anos para entreter meninos de 12 anos. Isso parecia indicar algum tipo de desejo de escapar das complexidades do mundo moderno e voltar a uma infância nostálgica e lembrada. Isso parecia perigoso, estava infantilizando a população.

Isso pode ser inteiramente coincidência, mas em 2016, quando o povo americano elegeu [Trump] e o Reino Unido votou para deixar a União Europeia, seis dos 12 filmes de maior bilheteria foram filmes de super-heróis. Não quer dizer que uma causa a outra, mas acho que ambos são sintomas da mesma coisa – uma negação da realidade e um desejo por soluções simplistas e sensacionais.

Oh, Cristo, não, eu não assisto a nenhum deles. Todos esses personagens foram roubados de seus criadores originais, todos eles. Eles têm uma longa fila de fantasmas atrás deles… Não tenho interesse em super-heróis, eles foram inventados no final da década de 1930 para crianças e são perfeitamente bons como entretenimento infantil. Mas se você tentar fazê-los para o mundo adulto, acho que se tornará meio grotesco.”

Disse.

O autor inclusive vai estrear nos cinemas muito em breve, com o filme The Show.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s